terça-feira, abril 26, 2011

"A Flor de Abril", livro para a infância de Pedro Olavo Simões


Pedro Olavo Simões estreou-se na literatura infantil, no passado sábado, com o lançamento do seu livro para a infância "A Flor de Abril - uma história da revolução dos cravos".O acto cultural realizou-se na FNAC de Santa Catarina, no Porto. 
A obra, dada à estampa pela editora Quidnovi  e ilustrada  por Abigail Ascenso, foi apresentada nessa sessão, por Manuel António Pina, conhecido jornalista e escritor em vários géneros, incluindo literatura para crianças.
“A Flor de Abril” conta às crianças a Revolução de 25 de Abril de 1974, através do rebusco, ficcionado, da memória de um pai em conversa com o filho, dos acontecimentos desse dia e das condições e motivações (a guerra colonial, a falta de liberdade, o atraso…) que lançaram os militares de Abril à conquista da liberdade para o povo português.
Licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Pedro Olavo Simões é jornalista no “Jornal de Notícias”, cujo Conselho de Redacção integra. Neste diário, além dos assuntos da agenda quotidiana, tem dedicado boa parte do seu labor à abordagem jornalística de acontecimentos históricos.