sexta-feira, maio 03, 2013

No Porto, dia 11 de Maio (sábado), pelas 15 horas, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett



NOTA À IMPRENSA

60 anos depois, clássico
da literatura infantil
com primeira gravação
das suas canções


Bichos, Bichinhos
e Bicharocos + CD


Autores
Sidónio Muralha, Júlio Pomar, Francine Benoit

A 3.ª edição em fac-símile do livro infantil Bichos, Bichinhos e Bicharocos, que teve primeira edição em 1949, será lançada no próximo dia 11 de Maio de 2013 (sábado), às 15h, numa sessão a ter lugar no Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett, no Porto. A apresentação estará a cargo de Rita Taborda Duarte e Nuno Vidal. O coro infantil da Escola de Música Guilhermina Suggia.
31 de Maio de 2013 (6.ª f), às 16h, numa sessão a ter lugar no Museu-Atelier Júlio Pomar, em Lisboa. A apresentação estará a cargo de Professor João Lobo Antunes e Sara Antónia Matos. O coro infantil dos Jardins-Escolas João de Deus cantará canções do livro. Júlio Pomar estará presente, bem como Prof. Dr. António de Deus Ponces de Carvalho, Presidente da Associação Jardins-Escola João de Deus.
A presente reedição inclui um CD com a primeira gravação das três canções escritas pela musicóloga Francine Benoit sobre os poemas de Sidónio Muralha, mais de sessenta anos depois de impressas em papel. Foram gravadas por um coro com mais de 140 crianças dos Jardins-Escolas João de Deus em Lisboa (Estrela, Alvalade e Olivais).
Razão de sobra para a redescoberta deste extraordinário pequeno livro que fez parte da infância de muitos portugueses. Os deliciosos nove poemas de Sidónio Muralha, musicados por Francine Benoit, deram também o mote a Júlio Pomar para, então com 23 anos, criar dezenas de ilustrações inesquecíveis: os macacos com o espelho em cacos, os grilos grilões, o papagaio que faz banzé, o sapo sapinho doutor…
A presente edição fac-similada inclui o prefácio de João Lobo Antunes para a 2.ª edição (2010) e volta a respeitar rigorosamente a 1.ª edição de 1949 [Lisboa: sem menção da editora: Tipografia Garcia & Carvalho, 1949], sendo impressa em papel especial e cores directas conforme o original.
INFORMAÇÕES: editora Althum.com, tel. 919 745 338, info@althum.com